Blog parado por tempo indeterminado

Pesquisa revela que mulheres negras estão fora do cinema nacional


Apesar de representar a maior parte da população feminina do país, as negras não aparecem nas telas de cinema nem atrás das câmeras, apontou uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo o estudo, 51,7% das mulheres brasileiras se declaram pretas ou pardas – cuja soma é classificada como de negras pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, em um levantamento feito com as produções nacionais de 2002 a 2012, esse grupo apareceu em menos de dois a cada dez longas metragens. Nesse período, nenhum dos mais de 218 filmes nacionais de maior bilheteria teve uma mulher negra na direção ou como roteirista. Coordenada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, a pesquisa A Cara do Cinema Nacional sugere que as telonas não refletem a realidade nacional. “Pelos dados, a população brasileira é diversa, mas essa diversidade não se transpõe para ambientes de poder e com maior visibilidade”, disse uma das autoras, a mestranda Marcia Rangel Candido. 

Ela acrescenta que, além da “total exclusão” nos cargos técnicos, a representação no elenco está limitada a estereótipos associadas à pobreza e à criminalidade. “As mulheres brancas exercem vários tipo de emprego, são de várias classes sociais, a diversidade é maior”, destaca. Para chegar ao perfil racial, o estudo comparou imagens de 939 atores, 412 roteiristas e 226 diretores de filmes, excluindo documentários e filmes infantis.Na classificação, para a comparação, foi utilizada uma escala de fotos de oito indivíduos, do mais branco para o mais preto, estabelecida em trabalhos científicos anteriores... E para mim talvez isso não seja um indício de racismo embora ele exista mesmo no Brasil. 

Mas que é fato que em relação a cor sejam ele homens ou mulheres seja no cinema ou nas novelas brasileiras, são quase sempre nos papéis de pobres ou marginais e isso é ainda o que precisa ser trabalhado. Mal voltando ao cinema  Será que a pesquisa levou em consideração a falta de vontade da raça negra em trabalhar com cinema? Porque em outras áreas como o pagode e o Funk 95% dos cantores são negros e já nos sertanejos são a maioria brancos. Por isso é preciso ter cuidado no assunto, porque daqui a pouco vão querer inventar cotas pra muito mais áreas, quando na verdade as cotas só separa as cores e ajuda a discriminação, porque todos somo iguais sem necessidade de cotas. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |