Blog parado por tempo indeterminado

ONU diz que Coreia do Norte comete crimes similares aos do Nazismo

17 fevereiro 2014
O norte-coreano Yoo Sang-gak e tem irmãos na Coreia do Norte pendura cartaz com nomes da família em memorial na zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Sul | Kim Hong-Ji/Reuters

Chefes de segurança da Coreia do Norte e, possivelmente, até mesmo o líder supremo Kim Jong-un devem ser levados à Justiça internacional por ordenarem a tortura sistemática, a morte pela fome e assassinatos comparáveis às atrocidades da era nazista, disseram investigadores da ONU nesta segunda-feira. Os investigadores afirmaram a Kim em uma carta que estavam aconselhando a Organização das Nações Unidas a levar a Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para se certificar de que quaisquer culpados, "incluindo, possivelmente, o senhor mesmo", sejam responsabilizados. A repreensão pública e a advertência sem precedentes a um chefe de Estado por um inquérito da ONU provavelmente antagonizará ainda mais Kim e complicará os esforços para persuadi-lo a limitar o programa de armas nucleares do país isolado e os confrontos bélicos com a Coreia do Sul e o Ocidente. 

 A Coreia do Norte rejeitou "categoricamente e totalmente" as acusações de um relatório de 372 páginas, dizendo que foram baseadas em material falsificado por forças hostis apoiadas por Estados Unidos, União Europeia e Japão. O presidente da Comissão de Inquérito da ONU, Michael Kirby, disse que espera que as descobertas de seu grupo "estimulem uma ação por parte da comunidade internacional." "Estes não são erros ocasionais que podem ser cometidos por autoridades em todo o mundo, são males contra a humanidade, são erros que chocam a consciência da humanidade", afirmou Kirby, um ex-chefe de Justiça da Austrália, a jornalistas. 

 Levar o país comunista ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, pode ser improvável por causa do eventual poder de veto da China a qualquer iniciativa no Conselho de Segurança da ONU, disseram diplomatas à Reuters. "Outra possibilidade é o estabelecimento de um tribunal ad hoc, como o tribunal sobre a ex-Iugoslávia", disse Kirby ... Moral da história:  Falam agora através de um relatório o que já se dizia a muito tempo sobre a Coreia do Norte e seu regime totalmente fechado e apartado do mundo. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |