Blog parado por tempo indeterminado

"Black Coal, Thin Ice" vence e leva o urso de ouro do Festival de Berlim

16 fevereiro 2014

O longa-metragem "Black Coal, Thin Ice", do diretor chinês Diao Yinan, foi anunciado como o vencedor do Urso de Ouro da 64ª edição da Berlinale, festival de cinema que teve a cerimônia realizada na noite deste sábado (15). O filme também ganhou o Urso de Prata com o prêmio de Melhor Ator para Liao Fan. O nome foi recebido com surpresa em um dia que as manchetes anunciavam como favorito "Boyhood", de Richard Linklater, que levou o Urso de Melhor Diretor. Os chineses foram destaque desde o início da competição, quando foram elogiados pelo curador Wieland Speck por revolucionar o cinema com suas novas formas de contar histórias. A China ainda marcou presença com "The Midnight After", de Fruit Chan e "That Demon Within", de Dante Lam, ambos na Mostra Panorama. "Blind Massage", de Zeng Jian, foi reconhecido como Excelente Contribuição Artística. 

"Ficamos felizes com o prêmio de Liao, não imaginávamos que receberíamos um prêmio por Melhor Filme", disse Yinan. "Nos últimos anos o cinema tem se tornado muito comercial na China, por isso, nosso principal desafio era misturar o lado comercial com um jeito independente e artístico de fazer um filme", completou. Em relação à dificuldade de produzir filmes no cenário político chinês, Yinan comentou que "ainda existem dificuldades, mas a presença do filme reflete uma abertura." O longa de Daniel Ribeiro, que conta a sutil descoberta de um garoto sobre sua sexualidade, foi destaque nas premiações paralelas do festival. Além de ter sido escolhido como Melhor Filme pela crítica, foi um dos melhores avaliados pelo público da Mostra Panorama e recebeu o prêmio Melhor Filme do Teddy Awards, que avalia histórias e personagens gays e que tem como missão promover a tolerância e a igualdade. (Com informações da UOL). Veja a lista dos cencedores: 



Melhor Filme

"Black Coal, Thin Ice", de Diao Yinan



Melhor Diretor
Richard Linklater, de "Boyhood"



Melhor Ator
Liao Fan de "Black Coal - Thin Ice"



Melhor Atriz
Haru Kuroki de "The Little House"



Curta-Metragem
- Urso de Ouro para "As Long as Shotguns Remain", de Caroline Poggi e Jonathan Vinel
- Urso de Prata para "Laborat", de Guillaume Cailleau
- Revelacao para "Gueros", do mexicano Alonso Ruizpalacios



Contribuicao Artistica
"Blind Massage", do chines Zeng Jian



Melhor Roteiro
Dietrich e Anna Brüggemann, com "Kreuzweg - Stations of The Cross"



Alfred Bauer Prize  (Filme que abriu novas perspectivas)
"Life of Riley", do frances Alain Resnais



Grand Pix do Jury - "The Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |