Blog parado por tempo indeterminado

Daft Punk é o grande vencedor do Grammy; veja ganhadores

27 janeiro 2014

A dupla francesa de música eletrônica Daft Punk saiu consagrada do Grammy Awards 2014 vencendo todos os cinco prêmios aos quaos concorria, incluindo o de álbum do ano por "Random Access Memories". Lançado em maio último, o disco figurou em praticamente todas as listas de melhores de 2013, e em um resultado justo venceu a maior premiação de música, que aconteceu na noite de domingo (26) em Los Angeles. Vestidos com capacetes semelhantes aos usados pelos Stormtroopers --os soldados do vilão Darth Vader na saga "Star Wars"--, Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter apenas acenaram para a plateia ao receber também os troféus de melhor performance pop de dupla e melhor gravação do ano, ambas pelo megahit "Get Lucky". Fora da transmissão televisionada, a dupla ainda ganhou melhor álbum de música eletrônica/dance e a categoria técnica de melhor engenharia de som de álbum não-clássico.

Por pouco, a festa do Daft Punk não foi estragada por novatos na música e no próprio Grammy. "Get Lucky" ganhou gravação do ano (prêmio concedido ao artista, ao produtor, ao engenheiro de som), mas a canção de 2013 (contemplada ao compositor) ficou para a neozelandesa Lorde, com a irônica "Royals". Ella Maria Lani Yelich-O'Connor, o nome verdadeiro da cantora de apenas 17 anos, também venceu como gravação pop solo.


 A dupla formada pelo rapper Macklemore e pelo produtor Ryan Lewis, que concorria a sete prêmios, faturou quatro importantes troféus: melhor álbum de rap por "The Heist", melhor canção de rap por "Thrift Shop" (com participação do cantor Wanz), melhor performance de rap também por "Thrift Shop" e artista revelação. Macklemore & Ryan Lewis também fizeram uma apresentação marcante no Grammy deste ano ao celebrarem um casamento coletivo com 34 casais e defenderem a união de pessoas do mesmo sexo, a única bandeira política erguida no palco da premiação. Uma apresentação que tinha tudo para ser histórica foi o reencontro de Paul McCartney e Ringo Starr. 


Os Beatles ganharam a distinção Recording Academy Lifetime Achievement, uma homenagem ao conjunto da obra da banda, mas nenhuma música dos fab four foi tocada durante a apresentação. Dois representantes do rock clássico antigo também deram as caras na premiação: o Black Sabbath ganhou um prêmio por melhor performance de metal com "God Is Dead", do disco "13". E o extinto Led Zeppelin venceu o prêmio de melhor álbum de rock pelo registro ao vivo "Celebration Day". Os representantes do Brasil no Grammy 2014, os paulistanos do Trio Corrente levaram o gramofone de melhor álbum latino de jazz por "Song For Maura".  Confira os vencedores nas principais categorias do Grammy Awards 2014:


Álbum do anoRandom Access Memories – Daft Punk
Gravação do ano: Get Lucky – Daft Punk featuring Pharrell Williams
Música do ano: Royals - Lorde
Artista revelação: Macklemore & Ryan Lewis
Melhor performance pop solo: Royals – Lorde
Melhor álbum de pop vocal: Unorthodox Jukebox – Bruno Mars
Melhor performance de pop colaborativa: Get Lucky – Daft Punk featuring Pharrell Williams
Melhor gravação dance: Clarity – Zedd featuring Foxes
Melhor álbum de dance/eletrônica: Random Access Memories – Daft Punk
Melhor performance de rock: Radioactive – Imagine Dragons
Melhor performance de metal: God Is Dead? - Black Sabbath 
Melhor cancão de rock: Cut Me Some Slack - Dave Grohl, Paul McCartney, Krist Novoselic & Pat Smear
Melhor álbum de rock: Celebration Day – Led Zeppelin
Melhor álbum de música alternativa: Modern Vampires of the City – Vampire Weekend
Melhor canção de R&B: Pusher Love Girl - Justin Timberlake
Melhor álbum de música urbana: Unapologetic – Rihanna
Melhor álbum de R&B:  Girl on Fire - Alicia Keys
Melhor colaboração em rap: Holy Grail – Jay-Z featuring Justin Timberlake
Melhor performance de rap: Thrift Shop – Macklemore & Ryan Lewis featuring Wanz
Melhor canção de rap: Thrift Shop  - Macklemore & Ryan Lewis featuring Wanz
Melhor álbum de rap: The Heist – Macklemore & Ryan Lewis
Melhor álbum de country: Same Trailer Different Park – Kacey Musgraves
Melhor performance country solo: Wagon Wheel – Darius Rucker
Melhor música country: Merry Go 'Round - Shane McAnally



 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |