Blog parado por tempo indeterminado

Protestos geram cerca de 550 mil posts nas redes sociais, segundo pesquisa



Um estudo divulgado na terça-feira (18) sobre o uso das redes sociais para publicar mensagens sobre a onda de protestos no Brasil indica que, só no dia 17, mais de meio milhão de mensagens sobre o tema foram postadas no Facebook, Twitter, Google Plus e blogs. De acordo com levantamento da agência digital Today, 548.944 mensagens sobre os protestos no Brasil foram veiculadas na segunda-feira (17). Este volume é 8,5 vezes maior que o número de posts sobre o tema publicados na quinta-feira (13), data em que também houve manifestações pelo Brasil. O expressivo aumento no volume de posts indica que, em poucos dias, houve forte mobilização nas redes sociais e aumento do números de pessoas interessadas em discutir o assunto. Ao longo dos protestos, o Twitter foi, de longe, a rede social mais utilizada para citar as manifestações. Cerca de 88% dos posts sobre o tema (483.839 mensagens) foram veiculados pelo microblog. Entre as hashtags mais utilizadas pelos usuários estão #vemprarua, #ogiganteacordou, #protestosp, #mudabrasil e #semviolencia. Na medição da agência, o Facebook aparece como segundo meio mais utilizado.

 Cerca de 60 mil postagens ou quase 10% do total de posts sobre o assunto foram feitos na rede social. Google Plus e blogs correspondem a 2% das mensagens. O estudo mostra ainda que os posts sobre o tema foram mais concentrados entre as 17h e 21 horas. No período das 17h até às 18h, 51,2 mil posts foram ao ar. Já entre às 20h e 21h, o volume atingiu seu maior pico e chegou a 87,8 mil posts. Ao longo dos protestos, manifestantes se queixaram, nas redes, de que estava muito difícil usar o 3G nas ruas. 


Parte das mensagens acusava as operadoras de ´boicotar´ os protestos, em um suposto conluio com os governos, de quem obtêm licença para atuar. De acordo com as operadoras, no entanto, a grande concentração de pessoas com celulares em algumas ruas inviabilizou o acesso às redes móveis. Numa região como o Largo da Batata, em São Paulo, onde há antenas para suportar o uso de até 5 mil usuários simultâneos, por exemplo, houve uma concentração de mais de 40 mil pessoas em certo momento dos protestos. Veja abaixo as informações completas divulgadas pela Today. A redes sociais tem sido muito importante mesmo, através delas a população marcam e organizam as manifestações pelo Brasil e quem é de outra regiões pode participar também através de suas opiniões. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |