Blog parado por tempo indeterminado

Jornalista detido por 'porte de vinagre' durante protesto em São Paulo

14 junho 2013

O repórter da Carta Capital Piero Locarelli foi detido pela Polícia Militar durante a manifestação contra o aumento de passagens em São Paulo . Os policiais alegaram que o jornalista, além do seu material de trabalho, portava um recipiente com vinagre. No início da noite, o jornalista foi liberado. A manifestação: Antes de começar, protesto tem mais de 100 detidos e confronto em SP PM prende, agride e impede trabalho de jornalistas em protesto em São Paulo Entenda: Inspirados pela revolta turca, jovens engrossam passeatas pelo Brasil. O vinagre é usado pelos manifestantes, e também pelos jornalistas que participam da cobertura, para diminuir a sensação de ardor nos olhos e na garganta provocado pelas bombas de gás lacrimogêneo. Mesmo antes de manifestantes de diversos grupos liderados pelo Movimento Passe Livre darem início a mais uma passeata, pelo menos 60 pessoas já haviam sido presas. Houve confronto entre policiais e manifestantes. 

Além a prisão do repórter da revista, outros dois jornalistas, um da TV Folha e um do jornal Metro, foram agredidos. "Eles dispararam spray de pimenta aleatóriamente", disse o repórter do Metro, Henrique Beirange. Um fotógrafo do portal Terra chegou a ser detido. Ele diz ter sido ofendido verbalmente até conseguir se identificar. Depois ele foi liberado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o secretário Fernando Grella determinou que Corregedoria da Polícia Militar apure casos envolvendo fotógrafos e cinegrafistas na manifestação. 

O que pouco adianta, afinal, a polícia é totalmente despreparada e durante suas ações está confundindo os vândalos com os que manifestam pacificamente. Se bem que ainda é preciso saber protestar, porque infelizmente toda manifestação de protesto no Brasil sempre acaba em confronto, violência e várias pessoas feridas. È lamentável ver um país que lutada cada vez mais pelos seus direitos, serem engolidos por abusos do governo, da polícia e ainda serem discriminados.  No caso do repórter preso por portar vinagre, embora o caso seja séria, mas já virou piada na internet. Casamento gay pode, maconha pode, ingressos caros para a Copa das Confederações pode, corrupção pode, a saúde ruin pode, a impunidade pode, mas o Vinagre não pode. Esse é o Brasil ao qual tantos de nós lutamos para sobreviver. 



 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |