Blog parado por tempo indeterminado

Anita, uma nova aposta da música pop brasileira



Pegue uma cantora de funk carioca que já foi até MC da Furacão 2000, acrescente uma avalanche de referências na linha Beyoncé e finalize com uma imersão de atitude inspirada nas Pussycat Dolls. O resultado será Anitta, uma das maiores promessas da música pop nacional em 2013. A cantora, recentemente lançada nacionalmente pela Warner, não poderia surgir em um momento mais favorável: o cenário musical nacional está completamente abandonado no setor de cantoras pop mainstream. Não há, no momento, nenhuma artista brasileira com o qual o público realmente se identifique a ponto de fazer com que nomes como Lady GaGa e Britney Spears possam passar a ser um possível segundo plano. Até porque se formos falar de cantoras pop no Brasil, a mais pop, mesmo com todo o seu axé, é a Ivete Sangalo, a mais bem sucedida cantora brasileira no momento. “Show das Poderosas” é uma produção que em pouco fica devendo perante aos sucessos que atualmente ocupam o topo dos charts de todo o planeta. 

Pudera: o trabalho é quase uma colcha de retalhos de hits de artistas pop internacionais, desde a sonoridade, passando pelo figurino apresentado no videoclipe e chegando à coreografia. Tudo é referência ao que dá certo internacionalmente. Toda essa referência, ao que tudo indica, é explícita e não prejudica o resultado final obtido. Vocalmente, em “Show das Poderosas”, podemos dizer que Anitta tem um timbre radiofonicamente bem favorável e conta com o sotaque carioca ideal para a mensagem que a canção quer passar. Isso tudo é milimetricamente bem costurado à letra, que apesar do clichê do ‘empoderamento’ feminino, chega a ser quase um alívio tendo por base o “Tchetchererismo“ pelo qual passa o atual cenário das composições brasileiras. A escolha de Anitta para ser a aposta do cenário pop mainstream nacional atual parece ser certeira. 


A artista parece ter personalidade o suficiente para sustentar a imagem de artista pop, sem cair no clichê de querer, em um futuro breve, se converter a crenças transformadoras ou a querer virar, quem sabe, apresentadora infantil. Anitta e seus empresários parecem estar mesmo focados no posto máximo do pop nacional, atualmente sem dono. Isso tudo sem sequer precisar se prestar a tentativas frustradas de lançamentos em outros idiomas. Além do quê, a Anita têm o que outras cantoras do Funk não tem, uma voz boa e sabe cantar bem. E em meio a tantas músicas péssimas com cantores e cantoras orríveis, a Anita é praticamente uma aposta certeira desde de quê não queira apelar ao extremo para o senssualismo e músicas sem conteúdos e passar a viver só de aparência que digasse de passagem, ela tem e muito.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |