Blog parado por tempo indeterminado

Venezuela processará "El País" por falsa foto de Chávez

25 janeiro 2013


O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Elías Jaua, afirmou que a Venezuela processará o jornal espanhol "El País" pelas "ofensas graves contra a dignidade" do presidente Hugo Chávez. O diário publicou na última quarta-feira uma falsa foto do mandatário entubado em uma cama de hospital. "O vice-presidente [Nicolás Maduro] nos orientou a tomar ações contundentes na Justiça contra o jornal, pelas ofensas graves às quais submeteu a dignidade do presidente da Venezuela com uma falsa foto", disse o chanceler. Segundo ele, as medidas legais serão abertas "em nome da República" e coordenadas pela Procuradoria Geral. O "El País" publicou a foto em sua versão on-line, afirmando que se tratava de "uma imagem inédita e exclusiva" do mandatário, "tirada há alguns dias e que mostra um momento de seu tratamento médico em Cuba, segundo as fontes consultadas pelo jornal". 

A imagem também foi veiculada na versão impressa do periódico. Com a polêmica gerada, o El País admitiu a falha e tirou de circulação todos os exemplares do jornal. Hugo Chávez está internado em Cuba desde o ano passado para um tratamento contra um câncer na pélvis. Ele já foi submetido a quatro cirurgias, sendo que a última ocorreu em 11 de dezembro. Ontem, o vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez está vivendo "os melhores dias" desde a cirurgia. Fato é que realmente a uma blindagm sobre o estado de saúde do presidente e sobre sua imagem, o que é normal, visto estar passando por um momento dificil. Mas não há justificatica, o El Pais errou e feio. Seria tudo pela audiência e venda de jornais? Mas também convenhamos, Hugo Chávez e imprensa nunca se deram lá muito bem.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |