Blog parado por tempo indeterminado

Estudo lista artigos mais buscados na Wikipédia em 2012

29 dezembro 2012

O que os internautas mais pesquisam na Wikipédia? A lista dos artigos mais buscados em 2012 na enciclopédia colaborativa digital, compilada pelo projeto Wikitrends e divulgada nesta sexta-feira, traz surpresas e curiosidades. "Brasil" lidera a lista dos 100 artigos mais buscados em português, com 3,6 milhões de acessos ao verbete, seguido por "Luiz Gonzaga" (2,2 milhões de acessos), músico cujo centenário ocorreu em 2012. O verbete "Orkut" foi mais buscado do que o Facebook, por uma pequena margem: 2,2 milhões de acessos, contra 2,1 milhões. A boy band britânica One Direction vem em quinto lugar, seguida pelo termo Dia dos Namorados. Os Jogos Olímpicos estão em nono lugar, e o Corinthians, campeão da Libertadores e Mundial, ficou apenas em 11º lugar no ranking de mais buscados. Oscar Niemeyer foi o 93º termo mais buscado. A lista em português inclui outros times de futebol e atletas, além de seriados de TV americanos, temas históricos (como "Independência do Brasil") e até artigos curiosos, como "o tamanho do pênis humano" (em 86º lugar).

 Em inglês, o termo "Facebook" foi o campeão de buscas, com mais de 32,6 milhões de acessos. Foi seguido pelo termo "Wiki", com 29,6 milhões. Em terceiro lugar está "mortes em 2012"; e a banda One Direction também aparece nas buscas em inglês, em quarto lugar. O filme Os Vingadores ficou em quinto, seguido pelo bestseller erótico Cinquenta Tons de Cinza. Novas curiosidades - bem como diferenças regionais - aparecem quando se observa os termos mais pesquisados em diversas línguas.


Em persa, por exemplo, Teerã e o Ano-Novo iraniano são os verbetes mais buscados, mas a lista dos top 10 também inclui artigos sobre sexo, circuncisão feminina e homossexualidade. Em espanhol, o Facebook também lidera as buscas (com 11,2 milhões de acessos ao verbete), seguido pelo termo "arroba" e por - eles novamente - One Direction. Em quinto lugar está o verbete da "cultura maia", da qual tanto se falou por conta das previsões do fim do mundo. Nas buscas em árabe, o artigo líder é o do Egito, seguido pelo verbete de Muhammad Ali Pasha, oficial do exército otomano que comandou o Egito em 1905. A compilação em vários idiomas foi feita pelo engenheiro sueco Johan Gunnarsson e está disponível no link: http://toolserver.org/~johang/2012.html.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |