Blog parado por tempo indeterminado

Israel ataca litoral de Gaza e diz estar pronto para aumentar ofensiva

18 novembro 2012

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (18) que o Exército está preparado para levar adiante a ofensiva "Pilar Defensivo" e "fazer o Hamas pagar um alto preço" pelo lançamento de foguetes. "O Exército está preparado para ampliar consideravelmente a operação", disse ao abrir a reunião semanal do Conselho de Ministros, a primeira desde que começaram as hostilidades. Em um rápido discurso público, Netanyahu afirmou que "o Exército atacou mais de mil alvos terroristas na Faixa de Gaza e segue adiante com a operação neste momento para causar mais dano às armas, aos que as operam e aos que as enviam". 


O Estado de Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza nas primeiras horas deste domingo, desta vez pelo litoral. Segundo a agência Efe, a Marinha israelense bombardeou “de maneira intensiva” diversas posições no litoral de Gaza. Um porta-voz militar israelense confirmou a retomada dos ataques: "a Marinha atacou alvos do Hamas no centro e norte de Gaza", acrescentando que as ofensivas na região são contínuas. Os primeiros bombardeios deste domingo na Cidade de Gaza foram ouvidos por volta das 2h (horário local, 22h de Brasília). Segundo testemunhas, as ofensivas vinham do mar, com múltiplas explosões seguidas segundos depois do barulho do impacto em terra. Segundo a agência Efe, em áreas residenciais próximas à praia podiam ser observadas colunas de fumaça. Os ataques deste domingo já provocaram a morte de cinco pessoas, elevando para 48 o número de vítimas fatais desde que os israelenses iniciaram a operação "Pilar Defensivo", na quarta-feira (14). 


O novo bombardeio surge horas após o ministro do Interior de Israel, Eli Yishai, declarar, neste sábado (17), que "o objetivo da operação é enviar Gaza de volta à Idade Média". O anúncio foi feito após ataques aos edifícios governamentais do Hamas, na Faixa de Gaza, segundo o jornal israelense "Haaretz".  ( UOL)

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |