Blog parado por tempo indeterminado

Irã começa estocagem de alimentos por três meses

28 julho 2012

Diante do embargo dos Estados Unidos e da União Europeia, e do avanço da guerra civil na Síria - parceiro comercial chave para o país - o Irã já teria começado a estocar trigo, óleo de cozinha, açúcar e arroz para a reserva de alimentos por até três meses. A informação foi divulgada pela agência de notícias semi-oficial iraniana Mehr, que se baseou em um relatório do vice-ministro de Indústria, Hasan Radmard. A medida é consequência de um decreto do presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Parte dos alimentos comprados foi importada, diz o documento. A falta de moedas fortes para importar - consequência direta das sanções - e a retirada de subsídios estatais a uma série de produtos elevaram a inflação no Irã. O frango, por exemplo, carne mais consumida e tradicionalmente barata do país, triplicou de preço nos últimos meses. Só no último ano, o rial, a moeda em circulação no país, perdeu mais da metade de seu valor. O comércio do Irã com outros países tem sido dificultada porque os Estados Unidos e a União Europeia impuseram um embargo em Teerã, uma retaliação à falta de transparência sobre seu programa nuclear. Estima-se que o conjunto de sanções ocidentais possa estar custando até US$ 2,5 bilhões mensais aos cofres iranianos. 

Com isso, a Síria é uma importante associação estratégica tanto no setor militar, como nas áreas técnica, econômica e comercial, numa parceria que, diante do crescente isolamento internacional, ambas as partes se esforçam para fomentar. Em abril, o governo sírio disse que a intenção era elevar a US$ 1 bilhão as trocas comerciais anuais bilaterais.( O Globo). O que observamos é que a queda de braço travada entre EUA e Irã continua a todo vapor, por um lado o Irá insiste em não dar detalhes do seu programa nuclear e por outro o EUA teme que este seja usado de forma que venha a prejudicá-los, mas na verdade, mesmo que houvesse tanta transparência do programa nuclear iraniano, o EUA ainda sim iriam dar um jeito de encrencar com o iranianos, que ninguém nunca consegueter certeza e confiarde que esse programa nuclear não traz ameaças para ninguém.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |