Blog parado por tempo indeterminado

Oito são mortos em protesto no Afeganistão

24 fevereiro 2012

Pelo menos oito pessoas - sete civis e um policial afegão - foram mortos nesta sexta-feira em Herat e Baghlan em protestos contra os Estados Unidos, após a queima de exemplares do Alcorão em uma base americana neste país, apesar dos apelos por calma. Estas mortes elevam para 23 o número de vítimas em quatro dias de manifestações, de acordo com uma contagem da AFP. Além disso, mais de cem pessoas ficaram feridas, a maioria por bala. A maior parte das vítimas desta sexta-feira vem da província de Herat, habitualmente uma das mais calmas do país, onde sete pessoas, entre elas um policial e uma mulher, morreram "durante trocas de tiros", declarou Moheedin Noori, um porta-voz local. Três entre eles, incluindo o policial, morreram em confrontos quando manifestantes tentaram atacar o consulado dos Estados Unidos, acrescentou Noori. As manifestações começaram depois da oração de sexta-feira, na qual um imã de Cabul incentivou os fieis a saírem às ruas para protestar contra a profanação do livro do Santo Islã.

Na noite de segunda-feira para terça-feira, exemplares do Alcorão, confiscados de presos da maior base americana no Afeganistão, em Bagram, 60 km ao norte de Cabul, foram incinerados porque, segundo autoridades americanas, serviam para esconder mensagens entre prisioneiros. O presidente americano Barack Obama enviou uma carta de "desculpas das mais sinceras" ao povo afegão pelo "erro", cometido por "inadvertência" e por "ignorância" Uma delegação nomeada pelo governo, composta principalmente por personalidades religiosas e que irá investigar o caso, pediu na quinta-feira à noite que os "cidadãos muçulmanos afegãos não recorram aos protestos, que pode permitir ao inimigo (insurgentes) se aproveitar da situação". Ou seja, primeiro os amricanos provocam e desrrespeitam, e depois querem pedir desculpas. Assim, só provocam mais violência, raiva e ódio.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |