Blog parado por tempo indeterminado

Homens se incomodam com barriga de cerveja e falta de músculos

06 janeiro 2012
 Quatro entre cinco homens que participaram de uma pesquisa online no Reino Unido se dizem insatisfeitos com o próprio corpo, em especial com a barriga de cerveja e a falta de músculos. Outro dado é que muitos deles trocam percepções sobre a aparência com outras pessoas --comportamento tradicionalmente atribuído a mulheres. O Centro de Pesquisas sobre Aparência, da Universidade West of England, entrevistou 384 homens com uma média de 40 anos e descobriu que 35% deles trocariam um ano de suas vidas para obter uma forma física e peso ideais. As conversas masculinas são ainda mais focadas no tema do que as femininas: 80,7% homens participantes do estudo disseram que falam sobre a aparência uns dos outros de modo a chamar a atenção para itens como peso, falta de cabelo ou forma física. No caso das mulheres, essa porcentagem foi de 75%. "Essas conversas sobre o corpo reforçam ideais de beleza não realísticos de magreza e musculatura", opina Phillipa Diedrichs, autora do estudo. "Isso é tradicionalmente visto como um tema (que afeta) mulheres, mas a pesquisa mostra que também os homens estão se sentindo pressionados a se encaixar (em padrões)." Para Rosi Prescott, executiva-chefe da organização Central YMCA, que participou do estudo, "historicamente, conversas sobre a forma física são percebidas como algo feito por mulheres. Mas esta pesquisa deixa claro que os homens também comentam sobre os corpos uns dos outros e, em muitos casos, isso está tendo um efeito danoso, (demonstrando) uma crescente obsessão com a aparência".

Músculos são o principal tema de preocupação entre os homens pesquisados: 60% dizem que seus braços, peitorais e estômagos não são suficientemente musculosos. Talvez por isso, um em cada cinco entrevistados afirmou fazer dietas ricas em proteínas, e cerca de 30% relataram usar suplementos proteicos. Também um terço admitiu já ter "se exercitado de maneira compulsiva" em busca de um objetivo (ainda que essas respostas possam ter sido influenciadas pelo fato de que 52% dos entrevistados eram frequentadores de academias de ginástica, porcentagem bem acima da média geral britânica). Para Karine Berthou, fundadora de uma ONG de combate a distúrbios alimentares, que também participou do estudo, "a imagem corporal negativa é uma questão séria em nossa sociedade, e um fator-chave no desenvolvimento desses distúrbios"... E para mim, isso é normal até certo ponto, pois cada vez mais vivemos em um mundo que preza e cobra das pessoas beleza física, e que já não mais a mulheres são exclusivas quando o assunto é cuidar da aparência.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |