Blog parado por tempo indeterminado

Governo mexicano diz que 47 mil já morreram por narcotráfico

12 janeiro 2012

O governo mexicano afirmou nesta quarta-feira que mais de 47 mil pessoas já morreram por conta da onda de violência relacionada ao tráfico de drogas que eclodiu no país desde que o presidente Felipe Calderón iniciou uma campanha militar contra os cartéis criminosos, em dezembro de 2006. A Procuradoria Geral da República informou que 47.515 assassinatos relacionados a drogas ilícitas foram registrados desde dezembro de 2006 até setembro de 2011. Segundo um comunicado do órgão governamental desta quarta-feira, o número de mortes subiu 11% nos primeiros nove meses do ano passado, se comparado com o valor registrado durante o mesmo período de 2010. Os procuradores afirmaram na nota oficial que 70% das mortes aconteceram em oito dos 32 Estados do México.

Os dados oficiais sobre a guerra ao narcotráfico no México são frequentemente questionado por organizações humanitárias domésticas e internacionais. Em novembro, um grupo de ativistas mexicanos apresentou ao TPI (Tribunal Penal Internacional) um processo por crimes contra a humanidade contra Calderón, por considerar que sua luta contra o narcotráfico causou mais de 50 mil mortes. Além da Calderón, foram identificados como responsáveis pelos crimes altos cargos do Exército e os chefes dos principais cartéis da droga, que, segundo os litigantes, geraram "uma crise humanitária no México na qual morreram mais de 50 mil pessoas, sendo que outras 10 mil estão desaparecidas e 230 mil foram obrigadas a se deslocar". Ou seja, quase do mesmo modo do que outros países tentam combater o terrorismo, o México tenta combater o narcotráfico, e não se sabe ao certo se estão agindo de modo correto ou não. Fato é que muitos continuão perdendo a vida.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |