Blog parado por tempo indeterminado

Em protesto contra Lei americana antipirataria, Wikipedia sai do ar

18 janeiro 2012

A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia vai ficar fora do ar durante todo o dia desta quarta-feira em protesto pela lei antipirataria Sopa (Stop Online Piracy Act), que está em debate no Congresso dos Estados Unidos. “A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês a um blecaute durante 24 horas, em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos”, indicou a Wikimedia Foundation, entidade que dirige a Comunicação da companhia virtual. O Google e Facebook também deixaram aberta a possibilidade de declarar um blecaute de seus serviços, mas nenhum deles confirmou a adoção da medida por enquanto. O Sopa, cuja data limite de aprovação é o próximo dia 24, permitiria ao Departamento de Justiça americana investigar, perseguir e desligar qualquer particular ou empresa que possa ser acusada de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.

A lei atual, redigida em 1998, obriga a retirada do material ilegal dos sites que faziam uso do mesmo, mas não tem competência sobre o que fosse publicado a partir de outros países brasileiros. Falando simplesmente, a nova lei americana se aprovada diz que as empresas que serão responsáveis pelos conteúdos postados em seus sites tirando assim a responsabilidade total de quem publica um material pirata, quando na verdade seria mais fácil, bolar uma estratégia e indendificar os usuários que postaram tais conteúdos, afinal, permitir que os usuários postem conteúdos piratas não é o mesmo que a própria empresa postar. Melhor seria se a responsabilidade fosse dividida e não jogar apenas a culpa nas empresas e obrigá-las a se responsabilizar por todo o conteúdo pirara postado pelos usuários.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |