Blog parado por tempo indeterminado

Plugin de privacidade do Facebook bate recorde de downloads

26 outubro 2011

As garantias dadas pelo Facebook sobre suas políticas de privacidade não parecem ter acalmado a insegurança dos usuários da rede social. Cada vez mais eles buscam soluções para proteger seus históricos de navegação do serviço. Prova disso é que um plugin de privacidade do Facebook bateu recentemente o recorde de downloads em um curto período de tempo. O Facebook admite abertamente o uso de rastreamento de outros sites enquanto os usuários estão logados na rede social. Porém, suas tentativas em tranquilizar as pessoas sobre a utilização de suas informações, alegando que a finalidade do rastreamento é para um uso "inofensivo" ao internauta, não tiveram o efeito desejado pelo pessoal comandado por Mark Zuckerberg.

O plugin Facebook Disconnect, uma extensão do Google Chrome que impede que o Facebook "veja" quais os outros sites que você visita online, já foi baixado 152 mil vezes em apenas 10 dias, um novo recorde dentro dos aplicativos e ferramentas disponíveis para o navegador do Google. O software é capaz de bloquear automaticamente o tráfego da web entre outros sites acessados pelo internauta e o Facebook, impedindo que a rede social "enxergue" o seu histórico de navegação. "O Facebook é notificado sempre que você visitar um dos mais de um milhão de sites na Internet que usam o Facebook Connect, e tem um histórico personalizado, que identifica o vazamento de informações pessoais para terceiros", diz a página oficial do Facebook Disconnect. "Nosso aplicativo desativa o fluxo de seus dados para eles".

Os defensores da privacidade na web manifestaram a sua preocupação, em relação às informações que poderiam ser usadas para "publicidade segmentada", sem se preocupar com as formas que isso seria feito. A própria Política de Privacidade do Facebook prevê que o sistema é orientado para proteger os dados do usuário de outras pessoas, mas não daquilo que é feito na rede social em si. Por fim, os usuários parecem estar muito satisfeitos com o Facebook Disconnect, mesmo que isso bloqueie algumas funções originais da rede, como links de fotos. Depois do sucesso deste plugin, os seus criadores lançaram um novo, o Disconnect, que protege o usuário em relação aos serviços do Google e do Twitter. Ou seja, não só o Facebook, mas todas as outras redes sociais querem saber quais site seus usuários visitam, para que até possam montar suas estratégias de predê-los mais ainda na rede. Isso não haveria problema algum, se essa informações não vazassem na net como já aconteceu com o Facebook, que convenhamos, sempre tem a suas configurações de privacidade colocadas em xeque.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |