Blog parado por tempo indeterminado

Brasil tem 3ª maior taxa de homicídios na América do Sul, diz ONU

07 outubro 2011
 O Brasil tem a terceira maior taxa de homicídios na América do Sul, com 22,7 casos para cada 100 mil habitantes, segundo dados do Estudo Global de Homicídios 2011, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). O país fica atrás apenas da Venezuela (49 casos para cada 100 mil) e da Colômbia (33,4). O relatório, lançado nesta quinta-feira, apresenta um balanço dos índices de homicídios no mundo, com base em dados da Justiça criminal e dos sistemas de saúde pública de 207 países. Em números absolutos, o Brasil, país mais populoso da América do Sul, lidera o ranking de homicídios, com 43.909 registros. Os dados se referem a 2009 e, segundo o estudo, foram fornecidos pelo Ministério da Justiça.

O relatório leva em consideração informações repassadas pelos países relativas a 2010 ou ao ano anterior mais recente. Em todo o mundo, 468 mil pessoas foram assassinadas em 2010. Desde 1995, a taxa de homicídios tem diminuído em países da Ásia, da Europa e da América do Norte. No entanto, a quantidade de mortes violentas tem aumentado principalmente na América Central e no Caribe. Segundo os dados, 42% dos homicídios envolvem armas de fogo. Nas Américas, 74% dos crimes são praticados com arma de fogo. Na Europa, objetos pontiagudos são as principais armas usadas em homicídios (36% dos assassinatos são praticados com tais objetos).

O estudo também apresenta uma análise sobre o impacto da crise econômica mundial nos índices de homicídios e a relação entre tráfico de drogas e o crime organizado. "A maior parte dos homicídios ocorre em países com baixos níveis de desenvolvimento humano e com altos níveis de desigualdade", destaca. Isso nos leva a ver como a desigualdade afeta um país. Falando só de Brasil, embora existem muitos que estejam no tráfico de drogas e na criminalidade porque querem, existem muitos que são levados para esse lado devido a desigualdade social em que não só no Brasil existe, mas em todo o mundo, embora também isso não seja uma desculpa para que pessoas fassam coisas erradas como roubar, enganar e matar. O que falta mesmo é polítcos e políticas para uma melhor distribuição das riquezas e mais oportunidades de emprego e geração de renda para a população, mas parece que isso no Brasil é pedir de mais.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |