Blog parado por tempo indeterminado

Cartão-postal de Salvador, Elevador Lacerda será privatizado

14 setembro 2011

A partir do primeiro trimestre do próximo ano, baianos e turistas vão desembolsar bem mais para percorrer os pouco mais de 70 metros que separam as cidades alta e baixa de Salvador em 22 segundos. A prefeitura anunciou nesta terça-feira (13) que decidiu privatizar as operações do Elevador Lacerda, um dos principais símbolos turísticos da capital baiana. Com a mudança, a tarifa atual de R$ 0,15 passará para R$ 0,50. Segundo a prefeitura, o reajuste é necessário para melhorar o serviço oferecido. Ainda não há data definida para o aumento.  A medida não se restringirá ao elevador: vai atingir também os planos inclinados Pilar e Gonçalves –outros dois importantes equipamentos de ligação entre as duas partes da cidade. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas, a maioria turistas e trabalhadores de baixa renda, utilizam o Elevador Lacerda diariamente, e cerca de 10 mil usam os planos. Todos são administrados pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). O aumento vai representar um forte impacto orçamento dessas pessoas.O mecânico José Pinto Santos, 36, que sobe e desce o elevador todos os dias, já está preocupado. “Não sei de onde vou tirar dinheiro para pagar essa tarifa. A gente já ganha pouco e ainda ter que arcar com mais essa despesa. Vou ter que subir a ladeira a pé. Nunca se viu isso em Salvador. Não faltava mais nada”, reclama.
O secretário municipal de transporte, José Mattos, que anunciou a medida, justificou: "A privatização é importante para melhorar a oferta do serviço. O preço precisa ser justo tanto para a população, mas também precisa cobrir as despesas operacionais”. Tanto o Elevador Lacerda quanto os planos inclinados têm sofrido sucessivas panes por motivos diversos. A mais recente aconteceu no final do mês passado, quando foi suspenso o serviço nas quatro cabines que compõem o equipamento –duas delas passaram mais de 20 dias paradas. Quando isso acontece, a prefeitura disponibiliza microônibus para transportar os passageiros. Ou seja, a incompetência dos órgãos públicos leva a isso, a privatização que em muitos casos é até melhor, já que o serviço prestado fica melhor. Mas infelizmente privatizar significa pagar mais caro, e é aí onde a população sofre, visto que é o poder público que tem a obrigação de cuidar da funcionalidade do Elevador Lacerda, pois a população paga impostos para isso.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |