Blog parado por tempo indeterminado

Rebeldes invadem e tomam posse do quartel-general de Kadhafi

23 agosto 2011

Os rebeldes da Líbia tomaram controle total da fortaleza do ditador Muammar Kadhafi em Trípoli na noite desta terça-feira (23), disse o porta-voz militar dos oposicionistas. Mas os rebeldes não encontraram sinais de Kadhafi ou de seus filhos no local. "Bab al-Aziziya está completamente sob nosso controle. O coronel Kadhafi e seus filhos não estavam no lugar", disse o coronel Ahmed Omar Bani, em Benghazi, sede dos rebeldes. "Ninguém sabe onde eles estão." Rebeldes anti-Kadhafi invadiram na tarde desta terça-feira o complexo, após uma batalha com tropas fiéis a Kadhafi. Dentro da fortaleza, atiraram para o ar celebrando a invasão, e as forças de Kadhafi não ofereceram mais resistência, segundo o relato. A TV Al Jazeera mostrou imagens dos rebeldes dentro da casa de Kadhafi. A Reuters relatou que centenas de combatentes rebeldes saquearam armas do bunker do ditador líbio.


O diplomata Ibrahim Dabbashi, enviado líbio à ONU que havia desertado do regime, confimou a invasão e disse que a Líbia deve ser "libertada" em 72 horas. Ele confirmou que os rebeldes querem enviar Kadhafi, seu filho Seif al Islam e seu chefe de inteligência a julgamento no Tribunal Penal Internacional da ONU em Haia, na Holanda. Mahmoud Jibril, um dos líderes do CNT (Conselho Nacional de Transição), o órgão político dos rebeldes líbios, comentou os últimos desdobramentos da revolução no país durante uma entrevista coletiva em Doha, no Qatar, classificando a tomada do complexo residencial do ditador Muammar Gaddafi como uma "importante vitória" após seis meses de intensos combates. As informações são do portal G1.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |