Blog parado por tempo indeterminado

Seis em cada dez usuários têm reclamações contra planos de saúde

21 junho 2011

Pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 58% dos usuários têm reclamações contra os planos de saúde. Segundo o levantamento, realizado pelo Datafolha, 26% das reclamações estão relacionadas com a demora no atendimento ou com a fila de espera em prontos-socorros, laboratórios ou em clínicas médicas. Reclamações como o baixo número de médicos, hospitais e laboratórios na rede credenciada atingem 21% dos usuários. A recusa de cobertura ou a restrição de atendimento pelo plano levou 14% dos entrevistados a procurar ajuda médica no Sistema Único de Saúde (SUS). A demora no atendimento, no entanto, não é a única reclamação dos usuários. De acordo com a pesquisa, 19% dos entrevistados reclamaram da cobrança extra, além da mensalidade, para garantir a realização de consultas, exames ou outros procedimentos. Apesar de todos os problemas relatados pelos usuários, 76% declararam estar satisfeitos com seu convênio de saúde, sendo que 21% afirmam estar muito satisfeitos e 55% satisfeitos. As melhores avaliações se referem à quantidade de laboratórios (83%) e de médicos (76%). Já as piores são sobre o custo das mensalidades e o número de hospitais disponíveis.

O levantamento foi realizado no período de 4 e 5 de abril de 2011, ouviu 2.061 pessoas, distribuídas em 145 municípios e com idades de 16 anos ou mais. Dentre os entrevistados, 26% disseram possuir plano ou seguro saúde, na condição de titulares ou dependentes, compondo amostra final de 545 pessoas. Resolução publicada nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Diário Oficial da União passa a limitar o prazo para agendamento de consultas médicas — para atendimentos básicos, por exemplo, o tempo máximo de atendimento foi estipulado em sete dias. O que me chamou atenção novamente nesta pesquisa é que uma das coisas que os usuários continuam reclamando é a facada da taxa adicional. Ou seja, o usuário além de pagar a mensalidade do plano, quando necessita ser atendido ainda tem que pagar. Mas nós sabemos muito bem que a relação entre planos de saúde e a população brasileira nunca se derem bem, apesar de ter acontecido algumas melhoras ao longo dos anos.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |