Blog parado por tempo indeterminado

Justiça notifica Facebook por sistema de reconhecimento facial


Nesta sexta-feira, o Facebook recebeu uma notificação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, para prestar esclarecimentos sobre o seu sistema de reconhecimento facial, utilizado para identificar as fotos de usuários publicadas no site. O recurso, antes disponível apenas nos Estados Unidos, foi implantado sem aviso em outros países onde a rede social está presente. Tal ação gerou críticas dos usuários à empresa. De acordo com a assessoria do ministério, os representantes da rede social deverão responder questionário para explicar a natureza da atualização. “O departamento, diante do que foi noticiado pela mídia esta semana, constatou que há indícios de ausência de consentimento dos usuários para a ativação da ferramenta”, apontou o órgão em comunicado oficial. “Há ainda uma possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social.”

O DPDC teme que o recurso chamado de "Sugestões de Marcação" possa causar um aumento da exposição da imagem dos usuários na rede com a identificação das fotos. A administração do Facebook chegou a afirmar que errou ao não informar seus usuários sobre a ativação do recurso com antecedência, e que a opção pode ser desativada nas opções de privacidade. O ministério aponta que a rede social tem dez dias para responder a notificação e explicar se o público brasileiro foi previamente alertado sobre a mudança. E falando francamente, o ministério da justiça deveria se preocupar com outros assuntos mais importantes, afinal, todos os usuários estão cansados de saber das polêmicas sobre privacidade no Facebook, e fazem usso porque querem. E além do mais, o próprio usuário pode modificar suas configurações neste respeito.  Embora o Facebook acumule suas polêmicas sobre privacidade desde que surgiu, o fato é que ele tem se tornado a principal rede social das pessoas no mundo bem como de muitas empresas, afinal, nem tudo o que dizem sobre privacidade no Facebook é verdade, e até o momento tem funcionado muito bem. Aproveite e dê uma passada em nosso Facebook e acompanhe também as nossas notícias em espanhol e italiano.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |