Blog parado por tempo indeterminado

ICANN aprova novos domínios na internet


Companhias, cidades e organizações poderão registrar seus próprios domínios genéricos, após a decisão adotada nesta segunda-feira pela ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números). A iniciativa, considerada o maior marco nos 40 anos da história da internet, foi anunciada pela ICANN mediante um comunicado emitido ao fim da reunião que seu conselho de administração manteve em Cingapura. Durante a reunião, 13 membros votaram a favor da medida, um contra e dois se abstiveram. Tal iniciativa permitirá que os domínios possam terminar com o nome da companhia, cidade, etc, em vez de.com,.net ou.org. "A ICANN abriu o sistema de endereços da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever aonde esta histórica decisão nos levará", disse o presidente e chefe-executivo da organização, Rod Beckstrom. A ICANN é a organização responsável internacionalmente por atribuir espaço de direções numéricas de protocolo de internet (IP), identificadores de protocolo e das funções de gestão do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genéricos (gTLD) e de códigos de países (ccTLD), assim como pela administração do sistema de servidores raiz. Ela começará a aceitar aplicações de solicitação para os novos domínios gTLD a partir de janeiro do ano que vem. As aprovações iniciais devem ocorrer no final de 2012.

Até o momento se empregam 22 domínios gTLD --como.com,.org e.info-- e cerca de outros 250 nacionais --como.br para o Brasil e.uk para o Reino Unido. Depois da mudança, a expectativa é de que centenas de novos gTLD sejam registrados. Os novos nomes podem incomodar organizações sociais e religiosas, disse Dengate Thrush, caso alguém resolvesse criar, por exemplo, o domínio.nazi. Segundo ele, as pessoas que investiram no registro de nomes.com lucrativos verão o valor de seus ativos diluído pelas novas regras. Definir as regras e superar as objeções exigiram anos, disseram membros da ICANN. Por exemplo, embora o salgado preço de US$ 185 mil para a criação de um desses novos domínios superiores possa servir para dificultar a ação dos invasores virtuais de marcas, empresas com nomes conhecidos podem ter problemas se alguém criar endereços como coca-cola.paris ou google.zambia. A ICANN espera eliminar esses problemas por meio de um processo rigoroso de aprovação que demorará meses e também envolverá governos e outras agências. De acordo com especialistas, as grandes empresas estariam entre as primeiras a se registrar, o que pode resultar em nomes de domínio terminados por marcas como.toyota,.apple ou.coca-cola. A decisão é vista como grande oportunidade para que as marcas tomem maior controle de sua presença on-line e encaminhem visitantes de forma mais direta a certas áreas de seus sites.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |