Blog parado por tempo indeterminado

EUA: Justiça libera venda de videogames violentos a menores

28 junho 2011

A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira a venda e o aluguel de videogames violentos a menores, julgando que sua proibição é um obstáculo à liberdade de expressão e é contrária à Constituição, e desvinculando esse tipo de diversão à agressividade das crianças. "Em virtude de nossa Constituição, os julgamentos morais e estéticos sobre a arte e a literatura são restritos ao indivíduo e não podem ser decretados pelo Estado", afirmou a Corte em sua decisão, tomada por sete votos contra dois. Essa decisão, uma das mais esperadas do ano, completa uma série de tomadas de posição da mais alta jurisdição americana, sistematicamente a favor da liberdade de expressão, apesar de mostrar ório ou repelir. "O Estado pode legitimamente tentar proteger as crianças (...), mas isso não significa que possa restringir as ideias às quais as crianças são confrontadas", apesar de serem sangrentas, racistas ou de ódio, prosseguiu a corte. Além disso, as crianças não precisaram assistir à chegada de novos meios de comunicação para se vir confrontadas a um imaginário violento, completou.

A rainha má da Branca de Neve morre em meio a um sofrimento atroz, "os olhos da madrasta da Cinderela foram arrancados por pombos", cita como exemplo. Pedra angular dos valores do país e primeira emenda da Constituição, há 200 anos a liberdade de expressão permite apenas escassas restrições nos Estados Unidos: a incitação a cometer ato ilegal, a obscenidade e a incitação à violência. Em 2005, a Califórnia tinha decidido impor uma limitação à venda e aluguel a menores de video games nos quais se pudesse "matar, mutilar, desmembrar ou agredir sexualmente a representação de um ser vivo". A decisão é polêmica porém possível ser controlada, visto que quem realmente deve decidir e fiscalizar a que jogos as crianças estão jogando são o pais. Mas como já foi comprovado em muitos estudos e até os americanos já sentiram na pele, não adianta chorar o leite derramado depois que uma criança dessas que joga games violentos crescer um pouco mais e entrar em uma escola e matar a ele e a muitos.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |