Blog parado por tempo indeterminado

Crise e protestos dos Bombeiros no Rio de Janeiro Continua

04 junho 2011

Os bombeiros do Rio de Janeiro estão fazendo operação-padrão, após a prisão 439 pessoas, envolvidas na invasão do quartel central da corporação nesta sexta-feira (3), reivindicando melhores salários. O atendimento deve ser prestado apenas em casos de urgência extrema. Os Bombeiros prometem manifestações ao longo de toda a semana. "Podem prender 1.000, 2.000, nós vamos continuar. Nosso movimento não tem um líder, a insatisfação é geral', afirmou um dos bombeiros. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil não quis comentar as declarações. Em nota, o comando da corporação informou que 'a rotina de atendimento à população está mantida' e que todas as unidades 'estão operando normalmente'. Ainda de acordo com a nota, 'os substitutos dos bombeiros detidos pela Polícia Militar já assumiram seus postos desde o inicio da manhã na troca normal de plantões'. O quartel central do Corpo de Bombeiros do Rio foi ocupado na sexta-feira (4) à noite por cerca de 2.000 manifestantes, de vários batalhões da cidade, alguns acompanhados por familiares --mulheres e crianças-- que reivindicam melhores salários.


Em entrevista coletiva neste sábado, o governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), qualificou os bombeiros que invadiram o quartel de "vândalos irresponsáveis" e a invasão de ação "inaceitável do ponto de vista do Estado de Direito democrático e do respeito à instituição centenária, admirada pelo povo do Rio de Janeiro". Cabral refutou a alegação dos manifestantes de que recebiam o pior salário do país, dizendo que, em seu governo, a corporação está tendo pela primeira vez um plano de recuperação salarial. 'Não é verdade [que é o pior salário do Brasil]. E mesmo que fosse, não se justificaria a entrada no quartel, agindo contra a instituição. É intolerável', afirmou. Há cerca de um mês os bombeiros estão em campanha salarial. Eles reivindicam um aumento de R$ 950 para R$ 2.000, além de melhorias em suas condições de trabalho. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, os bombeiros amotinados podem ser expulsos da corporação, conforme o resultado do processo disciplinar que será aberto contra eles. O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, Pedro Machado, foi exonerado do cargo. Em seu lugar, foi nomeado o coronel Sergio Simões, até então subsecretário de Defesa Civil do município do Rio.


E se você tem observado bem os noticiários nestes últimos meses aqui no Brasil, pôde comprovar que o Brasil é o país das greves também. De universidades e professores passando pelo poder judiciário até chegar as áreas de saúde, é greve no país inteiro. E claro que os trabalhadores devem mesmo lutar por seus direitos mesmo só que de formas passíficas e não como fizeram o bombeiros do Rio de Janeiro. Se existe trasbalhadores em greve no país, é porque eles estão brigando por seus direitos e por melhores condições de trabalho, pois neste país de tantas injustiças e desigualdades, não é nenhum pouco sensato políticos ganharem um salário tão alto e viver na mordomia com o dinheiro público, enquanto que as escolas no país inteiro estão em condições precárias, enquanto os Bombeiros não tenham um salário digno, enquanto que a polícia continue despreparada, desarmada e muitas vezes sem estrutura. Acho que no caso do Bombeiros no RJ, aqueles que partiram para a violência e destruição, devem ser mesmo punidos, mas que eles possam ter o direito de voltar ao seu trabalho e brigar por seus direitos pacificamente.

2 comentários

Anônimo disse...

Quer dizer, que revindicar perda salarial é vandalismo? O governo impossibilita a classe dos bombeiros de fazer greve, de se organizarem. Sem um sindicato, uma porta voz que negocie com o governador. O único jeito foi pressionar o governo com a ocupação do quartel central. Vandalismo foi à violência desnecessária do BOPE, que servindo aos caprichos do governador acabou com toda possibilidade de negociação. O governo gasta todo o dinheiro do povo nessa palhaçada de copa do mundo e não tem dinheiro para pagar seus funcionários, isso é uma vergonha! Não podemos tapar o sol com a peneira, o problema da classe militar de bombeiros é um problema real e a população tem que apoiar esse movimento. As autoridades parem de falar besteiras e negocie salários justos para a classe. Ass, λάθη

Anônimo disse...

Além de pagar salário indigno, referir-se aos bombeiros como: irresponsáveis, vândalos e criminosos, só teve o objetivo de querer justificar-se e não assumir a propria culpa, pois o maior culpado por tudo, é o próprio governador do RJ, que demostrou sua incapacidade e “deixou” a situação chegar a esse ponto. Usando de sua “falsa” e “covarde” autoridade, ameaçando de processos os bombeiros presos. Pior ainda, foi a ação “covarde” do BOPE usando tática e recursos que deveriam ser empregadas frente aos marginais, que no RJ estão a solta, graças aos desmandos do governo. O “ditadorzinho” de araque Cabral pode agora ser comparado aos personagens da História como Hitler, Mussolini dentre outros. Este é o Brasil de incompetentes, hipócritas, Palloccis, mensalão, corrupção que os brasileiros são obrigados a suportar. LASTIMÁVEL.
Manifesto meu apoio integral a todos os membros da corporação mais admirada do Mundo: os bombeiros, verdadeiros heróis! Que Deus os proteja da hiprocrisia do malgrado governador, que deveria se envergonhar das suas atitudes tiranas e incompetentes (como sempre foi).

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |