Blog parado por tempo indeterminado

Bactéria E. coli é contagiosa entre pessoas afirma a OMS

04 junho 2011

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na sexta-feira que a variante da bactéria Escherichia coli pode ser transmitida de uma pessoa para outra, por meio dos sedimentos ou por via oral. O surto já matou 18 pessoas no mundo todo. A agência pediu que as pessoas que estiverem na Europa, principalmente no norte da Alemanha, onde acredita-se que a exposição à cepa esteja limitada, reforcem os hábitos de higiene pessoal, lavando bem as mãos após ir ao banheiro e antes de tocar nos alimentos. "Este tipo de transmissão nos preocupa e, por esta razão, queremos que se reforcem as mensagens relativas à higiene pessoal", disse a epidemiologista da OMS Andrea Ellis. Em seu site, a organização afirma que todos os casos de infecção foram registrados em pessoas que estiveram no norte da Alemanha, com exceção de uma, que ficou doente depois que teve contato com um paciente que adquiriu a bactéria na região.

"A cepa que foi detectada na Alemanha é muito rara, já é conhecida entre humanos, mas é a primeira vez que foi identificada em um surto", disse Fadela Chaib, porta-voz da OMS. Sobre a transmissão, a representante da agência disse que o contágio "pode ocorrer sem uma higiene adequada". A organização também afirmou que subiu para 12 o número de países que registraram casos de infecção pela cepa e da síndrome hemolítico-urêmica (HUS), que já mataram 18 pessoas no mundo todo. A Noruega foi o último país a confirmar oficialmente a ocorrência da doença. Ao todo, pacientes adoeceram por contaminação de E.coli em Alemanha, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, França, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia Suíça, Reino Unido e os Estados Unidos. As autoridades de saúde ainda não identificaram a fonte da bactéria e continuam recomendando que seus cidadãos não comam vegetais crus. A Escherichia coli pode causar diarreia sanguinolenta e pode levar o paciente a desenvolver a síndrome hemolítica urêmica. A SHU é uma complicação grave da infecção E.coli, que pode gerar danos aos rins e matar.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |