Blog parado por tempo indeterminado

Brasil passará vexame com aeroportos na Copa de 2014


Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), órgão ligado à presidência da República, prevê que as obras em nove aeroportos de cidades sedes da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento. A Infraero, estatal que administra o aeroporto, informou que "sobre o estudo em questão, desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito." O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos. De acordo com os pesquisadores, as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos etc, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins (MG) e Porto Alegre (RS) estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa.


O Ipea também critica o plano de ampliação da Infraero para estes aeroportos. Segundo o estudo, ainda que a média de crescimento do número de passageiros seja um pouco menor nos próximos quatro anos, quando as obras ficaram prontas a capacidade dos aeroportos já estará no limite novamente. Um dos exemplos citados é o do Aeroporto de Vitória, que tem previsão de ampliação para 2,1 milhões de passageiros/ano e, em 2010, o aeroporto já teve 2,3 milhões. Os estudiosos apontam que a Infraero apresenta nos últimos anos dificuldades para aplicar seus planos de investimento. Segundo eles, no período entre 2003 e 2010, a empresa só aplicou 44% dos recursos que estavam previstos para ampliação de aeroportos. De 2009 para 2010, três aeroportos (Natal, Manaus e Maceió) passaram à categoria de "Situação Crítica", ou seja, estão com número de passageiros acima de sua capacidade prevista. Dos 20 maiores aeroportos, 14 estão em situação crítica. Três estão em situação "preocupante" (ocupação acima de 80%) e três estão em situação adequada (abaixo de 80%). E agora já está mais do que explicado porque que este país não vai para frente. Porque quem sempre está a frente das maiores e melhores mudanças no Brasil não leva a sério o que tem que ser feito para o bem estar da população e não só da copa. São orgãos incompetentes, burocracias idiotas, descaso, falta de vontade e principalmente falta de responsabilidade. Junte tudo isso com os políticos desonestos que são a mioria, e dá nisso, uma vergonha para um país que ha muito já devia estar trabalhando para a copa mas que infelizmente não tem compromisso.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |