Blog parado por tempo indeterminado

Obama no Brasil


Com cerca de 30 minutos de atraso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Palácio do Planalto para se reunir com a colega brasileira, Dilma Rousseff, na manhã deste sábado (19). Depois de passar as tropas em revista, ele subiu a rampa – uma honraria reservada a poucos líderes internacionais – e foi recebido na entrada do prédio pela mandatária com um aperto de mão. Em seguida os dois ouviram os hinos nacionais dos dois países e partiram para sua conversa em particular. A chegada de Obama estava prevista para 10h. Durante o hino nacional, foram dadas salvas de canhão pela visita do presidente americano. Mais cedo, ministros brasileiros e o embaixador americano assinaram dez acordos que serão ratificados pelos mandatários depois de uma conversa privada.


Os presidentes viram uma exposição de artistas brasileiros no Palácio do Planalto, com destaque para a pintura Abapuru, de Tarsila do Amaral, emprestada por uma galeria da Argentina. Em seguida, enquanto Obama e Dilma cumprimentavam ministros, crianças acenavam bandeiras do Brasil e dos EUA no mezanino do Palácio do Planalto. Antes da reunião privada, Dilma ainda conversou com a primeira-dama Michelli. Aproximadamente às 16h50, Obama embarca com a família para o Rio de Janeiro. Na capital carioca, ele deve conhecer os principais cartões-postais. A agenda começa com a visita ao Corcovado, na zona Sul, onde fica o Cristo Redentor. De lá, Obama segue para a Cidade de Deus, favela celebrizada mundialmente pelo filme homônimo, de Fernando Meirelles. Obama finalizaria sua visita ao Rio com um discurso "ao povo brasileiro", na Cinelândia, que acabou cancelado por razões de segurança. O presidente, conhecido por sua retórica, deve falar a um público de empresários, políticos, líderes da sociedade civil e artistas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A família americana passa a noite no Rio e segue na manhã de segunda-feira para Santiago, no Chile, segunda parada de sua primeira visita à América Latina.


 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (20), em seu pronunciamento ao povo brasileiro, que EUA e Brasil não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais". A declaração foi feita no pronunciamento de Obama ao povo brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Obama começou o discurso em um clima informal, arriscando-se a dizer "Oi, Rio de Janeiro!", "Alô, cidade maravilhosa!" e "Boa tarde a todo o povo brasileiro!" em um português com sotaque. Obama também disse que nunca imaginou que este país era tão bonito, e citou versos da canção "País Tropical", de Jorge Ben Jor, que diz que o Brasil é "abençoado por Deus, e bonito por natureza". O americano afirmou que viu beleza tanto na natureza como nos grupos humanos brasileiros, referindo-se aos naturais de vários estados, como Rio, São Paulo e Minas. O democrata chamou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de "maravilhosa presidente" e comemorou a oportunidade que teve de conversar com ela na véspera, em Brasília.

E óbvio que o visita de Obama ela é importante, mas eu só acho muito alarde por parte da imprensa e de muitos brasileiros. Nenhum de nossos presidentes quando foi, ia, ou vai ao EUA, lá são devidamente tratados maravilhosamente, porém não é capaz de parar um cidade. E Além do mais, o Obama não veio aqui consertar a péssima política brasileira nem tão pouco trazer algo de muito bom para o Brasil, embora a conversa de parceria, digamos mais intima entre os dois países pareça ser um bom negócio de início.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |