Blog parado por tempo indeterminado

Rede Globo está fora dos direitos de transmissão do Brasileiro

26 fevereiro 2011

A Rede Globo anunciou, de forma oficial, que não participará da licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol dos anos de 2012, 2013 e 2014. O comunicado, emitido na noite desta sexta-feira, também diz que a empresa pretende dialogar com os clubes para chegar a um formato de disputa pelos direitos de transmissão. De acordo com a nota, a Rede Globo acredita que o modelo proposto na carta-convite enviada pelo Clube dos 13 inviabiliza 'qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos'.  Ou seja, a Rede Globo está defendendo com unha e dentes o seu monopólio de transmissão do futebol brasileiro e por enquanto está saindo tudo como combinado, pois óbvio que todos os clubes sendo do Clube dos 13 ou não mais sendo, vão querer ter suas partidas transmitidas na emissora carioca, pois é a maior do país e de mais audiência, de modo que é quase que impossível a emissora ficar sem transmitir o Brasileirão.  De acordo com a licitação do Clube dos 13, o novo formato de transmissão deve incluir outras emissoras de tv aberta que também tem interesse em transmitir as partidas que não deve ser vendidas unica e exclusivamente para a Tv Globo, que sempre tinha prioridade na compra e compartilhava com qualquer emissora que ela escolhesse, como já acontece muitos e muitos anos.  A Globo compra tudo, e a Band paga para poder transmitir também.


O que se sabe é que nos últimos dias a Rede Record ofereceu cerca de R$ 500 milhões para adquirir os direitos de exibição do Campeonato Brasileiro. As negociações estavam sendo feitas com o Clube dos 13, entidade responsável por intermediar a negociação dos clubes com as emissoras sobre o valor dos direitos de transmissão. No entanto, muitos clubes não concordaram com a negociação e resolveram se desfiliar da entidade, pois ao que parecem, esses clubes apoiam a rede Globo, só não muito o Corinthians. Os grandes times Corinthians, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense já emitiram uma nota oficial. A partir de agora esses clubes negociarão os direitos de transmissão de TV diretamente com as emissoras. Ou seja, tudo que a Rede Globo quer. E qual o maior prejudicado nisso? Claro que é o torcedor, que nunca pôde escolher qual jogo assitir na tv nem em qual canal irá fazer isso, graças ao monopólio da Globo. Mas e agora, qual será o destino das trasmissões de futebol? Será o fim do monopólio, ou ele está apenas se reformando para surgir mais firme do que nunca? Afinal, se a Rede Globo resolveu sair fora, é porque confia muito no seu taco. Por enquanto a certeza só é uma, é que toda essa briga ainda vai dar muito pano pra manga, e parece estar longe de acabar, visto que a briga mesmo é por ele, o todo poderoso, o famoso, o mais cobiçado de todos, o dinheiro.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |