Blog parado por tempo indeterminado

Sete anos de Orkut e um desafio: Manter-se líder no Brasil

26 janeiro 2011

Sem qualquer alarde – o que evidencia falta de atenção de seu proprietário, o Google –, o Orkut completa, nesta semana, sete anos de existência em meio a uma grande dúvida: a rede social perderá o posto de líder do segmento no Brasil para o sedento Facebook? É possível. Contudo, a tarefa de superar o Orkut não é nada fácil. Segundo dados do instituto Ibope Nielsen, a rede se mantém em primeiro lugar por aqui com 29,1 milhões de visitas únicas em outubro. O Facebook vem em segundo, já à frente do Twitter, com 15,4 milhões. Para se manter na dianteira, vale dizer, o Orkut terá de suar a camisa – já que seu rival adota estratégias reconhecidamente agressivas para ganhar mercado. Emquanto que no Facebook e twitter os usuários tem mais poder para executar as funções o Orkut ainda não se submeteu por exemplo a personalização da página do seu usuário nem tão pouco melhorou a interatividade na página bem como não melhorou muitas funções que com as ultimas atualizações, foram alvos de muitas críticas dos usuários. Resta ao Orkut, portanto, solucionar o ruído – pequeno, porém indispensável.
Analistas e pesquisadores de mídia defendem que as pequenas empresas voltadas ao desenvolvimento de serviços no Twitter e Facebook sejam as maiores responsáveis pelo crescimento vertiginoso desses sites nos últimos dois anos. De fato, graças à política de API pública, que permite que desenvolvedores independentes criem aplicativos a usuários em todo o mundo, produtoras como a empresa de games Zynga se popularizaram rapidamente. Recentemente, o jogo CityVille, da própria Zynga, ultrapassou a barreira dos 100 milhões de usuários, consolidando o posto de mais popular do Facebook. O Orkut poderia aprender a lição e quem sabe assim tentar se manter ainda líder no Brasil afastando assim o fantasma real do facebook  que ganha cada vez mais usuários no país.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |