Blog parado por tempo indeterminado

Outro segredo da 'Mona Lisa': iniciais ocultas na pálpebra

13 dezembro 2010

A Mona Lisa de Leonardo da Vinci guarda em sua pupila esquerda a chave da identidade da modelo em que o pintor se inspirou, afirma o investigador italiano Silvano Vinceti. As teorias de Vinceti foram divulgadas numa reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal The Guardian. De acordo com Vinceti, que é presidente da comissão nacional de patrimônio cultural da Itália, o gênio renascentista, amante dos códigos, pintou uma série de letras pequenas nas duas pupilas da Mona Lisa. "Invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras LV em sua pupila direita, obviamente as iniciais de Leonardo. Mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma ele. Vinceti garante naquele olho aparecem as letras "B" e "S", além de, possivelmente, as iniciais "CE" - informações que ele considera de vital importância para averiguar a identidade da modelo. Ela foi identificada por muitos como Lisa Gherardini, a esposa de um mercador florentino, mas o especialista italiano discorda, já que acredita que a Mona Lisa foi pintada em Milão.
"Atrás do quadro aparecem os números 149, com um quarto número médio apagado, o que sugere que Da Vinci o pintou quando estava em Milão na década de 1490, usando como modelo uma mulher da corte de Ludovico Sforza, o duque de Milão", explica Vinceti ao Guardian. "Leonardo gostava de utilizar símbolos e códigos para transmitir mensagens, e queria que descobríssemos a identidade da modelo através de seus olhos", explica o italiano, que deve detalhar suas conclusões no próximo mês. O mistério da Mona Lisa já foi objeto de teorias também na ficção, como no caso do romance O Código Da Vinci, em qual o autor, Dan Brown, sugere que o nome é um anagrama para Amon l'Isa, em referência a antigas divindades egípcias. (Fonte: Veja com agência EFE)

cassemiro disse...

Essas descubertas abrem um lek de possibilidades e teorias
q vão ser analizadas por quem entende do assunto e farãm pessoas
"perder o sono";
+ nois sabemos q quem ganha com isso no final é a industria cinematografica

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |