Blog parado por tempo indeterminado

Militares tomam posse do Complexo do Alemão. A guerra continua

27 novembro 2010
 Grandes crateras no interior do Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, foram criadas por criminosos para tentar dificultar o acesso das Forças de Segurança que ocuparam a comunidade na manhã deste domingo (28).  Ao se deparar com os obstáculos, blindados buscam caminhos alternativos para continuar vasculhando a região. O trabalho para vasculhar a área não tem hora para terminar, segundo a polícia. Muito luxo e ostentação foram encontrados pela polícia na casa que, segundo a corporação, seria do traficante Pezão, um dos chefes do tráfico do Conjunto de Favelas do Alemão. O G1, fonte dessas infromações, teve acesso ao imóvel, de quatro andares, onde é possível ver aparelhos de ar-condicionado e TVs de LCD em todos os cômodos.


De acordo com moradores, no entanto, a casa era do traficante conhecido como Polegar, que seria um dos chefes do tráfico no Morro da Mangueira. No momento, algums moradores se divertem na piscina  na casa de Luxo. O coronel Henrique de Lima Castro, Relações Públicas da Polícia Militar, informou, há pouco, que não descarta novos confrontos durante a ocupação do Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Segundo ele, os agentes não têm hora para sair do interior da favela. - Já há vários locais com domínio da PM. Vamos continuar fazendo varreduras para encontrar pessoas ligadas ao tráfico, drogas e armamento. É possível que ainda encontremos bandidos lá dentro. A polícia já avançou e continua avançando para dominar todo o complexo do Alemão eu seu excelente e brilhante trabalho.


Cerca de dez veículos blindados entraram em alta velocidade no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, no fim da tarde deste sábado (27). A Estrada do Itararé, um dos acessos à comunidade, foi fechada pela Polícia Militar por volta das 18h15, de forma que somente policiais têm autorização para circular na área. Segundo o coronel Lima Castro, relações públicas da PM, o prazo para que os criminosos se entreguem termina no fim do dia, "assim que o sol se pôr". A entrada acontece um dia depois do cerco ao local por mais de 800 homens da polícia e do Exército. Foi para lá que mais de cem criminosos fugiram após a ocupação da Vila Cruzeiro, na quinta-feira (25).

 O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, confirmou na manhã deste domingo (28) que a área conhecida como Areal, que fica no centro do Morro do Alemão, já foi tomada pelos policiais.   "Tivemos informações privilegiadas ali, tentamos antecipar algumas coisas", disse Turnowski.  Para o chefe da Polícia Civil, mesmo com o início da operação de ocupação do Alemão, os criminosos ainda podem se entregar. "O que foi dado antes foi motivação. O bandido sempre pode se entregar. Esse é o padrão. Só é ferido ou morto aquele bandido que resiste", afirmou Turnowski, acrescentando, no entanto, que os policiais estão preparados "para o pior". "Se eles quiserem enfrentar, a gente também está preparado", concluiu. Mas ainda não terminou, os tiroteios ainda continuam no complexo do Alemão e a polícia prosegue avançando ainda mais para tentar a ocupação inteira do Morro.

 O comandante-geral da Polícia Militar do Rio de janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, afirmou na manhã deste domingo (28) que o Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, está ocupado. Em entrevistra à TV Globo, o comandante disse: "As aeronaves da Polícia Civil fizeram voos razantes e nos deram cobertura de fogo. Tivemos o apoio mais a distância das aeronaves da Força Aérea, os blindados fizeram o seu papel. A infantaria. Vencemos... vencemos. Trouxemos a liberdade para a população do Alemão. Agora é trabalho de busca, procura, prisões e apreensões. Menos resistência". O comandante informou, ainda, que o próximo passo é checar todas as casas da comunidade. De acordo com Mário Sérgio, a tropa está preparada para um possível confronto: “Eles (criminosos) até o presente momento não enfrentaram, preferiram fugir do combate, o que não significa que eles não estejam buscando posições para preparar algum tipo de armadilha para o nosso pessoal. A tropa está toda preparada. Agora é um trabalho de paciência, nós apenas conquistamos um terreno. O trabalho mais cansativo vem agora”.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |