Blog parado por tempo indeterminado

ROLANDO BOLDRIN CRITICA SERTANEJO UNIVERSITÁRIO

06 julho 2010

O cantor Rolando Boldrin, apresentador do tradicional programa televisivo Viola, Minha Viola, reduto "roots" da música caipira brasileira, resolveu criticar o popular sertanejo universitário, gênero representado por cantores como Luan Santana e João Bosco & Vinicius, entre outros. “Não consigo nem saber o que é sertanejo universitário (risos). Nunca fui a uma universidade para ver o que eles fazem com a música caipira. Se estudam, se pesquisam”, revelou Boldrin em entrevista ao jornal Diário de Pernambuco. “Me parece que esse rótulo vem em cima do sertanejo comum: música romântica, que fala de vaqueiro, de peão de boiadeiro... mas que não rende nada”, acrescentou. "Eles falam que são pop, porque é chique falar "pop", é chique falar que cantam Beatles, é chique falar que veste roupa do Texas, é chique falar que canta country. Parecem que são mais modernos. O termo caipira fica parecendo que é uma ofensa, quando não é verdade. “Universitário deveria estar preocupado com seu estudo, com a música de raiz brasileira. O que eles fazem não é música brasileira, não tem nada a ver com a nossa cultura”, finalizou. E se levarmos em conta o tipo de sertanejo que hoje é tocado por esses novos artistas, o Rolando tem até razão, afinal, o que se ver hoje desses novos sertanejos é mesmo um som de um pop leve, nada a haver com o sertanejo. Só que o Rolando também tem que entender que as coisas mudam com o passar do tempo, para melhor ou para pior, pois não se fazem mais música sertaneja como do tempo do Rolando. Mas se o povo está gostando fazer o que né? Mas isso não significa que a música sertaneja esteja ultrapassada, aquelas músicas de ráiz mesmo, com um som gostoso da viola, mas não há como deixar de perceber, que esta música sertaneja, está em baixa já algums anos, e isso se deve a vários fatores que não vem ao caso mencioná-los agora, mas que também não é motivo para entristecer e preoculpar, pois a verdadeira música sertaneja jamais será esquecida.

Anônimo disse...

uma correção, o Boldrin nunca foi apresentador do "viola minha viola", ocorre que com o advento da música sertaneja a partir de 85 quando este estilo ganhou espaço na mídia principalmente em programas polares como: Gugu (sbt) Hebe (Sbt) Ana Maria Braga (Record), o Globo que nunca aceitou este gênero se viu na obrigação de abrir espaço inclusive criando um programa chamado "amigos amigos" que ia ao ar nos domingos, ouve então a grande explosão da música sertaneja moderna, porque moderna? as duplas se vestiam com roupas da moda, ouve uma inovação no instrumental, o que era viola deixou de existir para dar lugar a uma banda, apartir dai forjaram o tal sertanejo universitário que eu me recuso até comentar, desculpem.

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |