Blog parado por tempo indeterminado

'Paradinha' está vetada! Conhece a história desta artimanha?



Acabou a farra dos goleadores. A famosa 'paradinha', que tomou conta principalmente dos gramados brasileiros nos últimos anos, não será permitida na Copa do Mundo da África do Sul e em nenhum outro campeonato a partir de junho. A Fifa considera uma violação a finta no momento em que o jogador vai chutar a bola do pênalti. Na corrida, continua sendo legal algum tipo de simulação para confundir o adversário . Os goleiros das 32 seleções que vão disputar o Mundial devem estar muito felizes. Afinal, com esta restrição, crescem as chances de eles se tornarem heróis das partidas na competição. Já os batedores de penalidades máximas provavelmente estão um pouco mais preocupados. Perder pênalti em Copa é algo quase inadmissível. Curiosamente, a 'paradinha' foi inventada por ninguém mais, ninguém menos que o Rei Pelé, nos anos 60 do século passado. Ele observou companheiros usando o artifício como brincadeira durante treinos do Santos e resolveu ousar: colocou em prática em um jogo oficial. Só ele mesmo poderia ser capaz disso.
Em amistoso diante do argentino River Plate, em 1962, Pelé fez a 'paradinha' em cobrança de pênalti e não agradou nem um pouco o árbitro Aurélio Bossolino, que invalidou o lance e ainda marcou infração contra o Peixe. Na ocasião, a Fifa condenou a atitude do juiz, e a artimanha passou a valer. Mas, como era pouco utilizada, não gerava muita polêmica na época.
A 'paradinha' só retornou com força total em meados dos anos 90, quando alguns jogadores voltaram a aplicar a 'malandragem' na hora do pênalti. A discussão se instalou em várias partes do mundo e a Fifa só resolveu se pronunciar após a Copa de 1998, na França. O artifício foi permitido, mas o goleiro também estava liberado para se movimentar, em cima da linha do gol, antes da cobrança da penalidade.
No início do atual século, o assunto mais uma vez caiu no esquecimento, pois poucos cobradores tinham a coragem de fazer a 'paradinha'. Mas, há cerca de dois anos, ela voltou com tudo, e parecia que estava aí para ficar. No entanto, a entidade máxima do futebol mundial resolveu jogar um balde de água fria na 'malandragem'.
E como ficam os jogadores que estavam utilizando esta técnica com maestria, caso, por exemplo, do jovem craque santista Neymar? Ele com certeza vai continuar fazendo algum tipo de finta na hora do pênalti. Resta saber se os árbitros vão ou não considerar a artimanha algo ilegal.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |