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'Tuiteiros' entregam o jogo da popularidade na web

16 setembro 2009

Como anda a sua popularidade no Twitter? Uma pesquisa desenvolvida pela empresa de estatísticas comScore aponta que o serviço de microblogs teve, em junho deste ano, um total de 44,5 milhões de visitas únicas. Em relação ao mês anterior, a marca representa um aumento de aproximadamente sete milhões de novos visitantes. E como usar tamanho crescimento para impulsionar o seu número de seguidores na rede? Você pode nem saber, mas o que você diz no Twitter pode contar muito para a sua popularidade. De acordo com um estudo realizado pela agência Bullet de publicidade, visando entender o perfil do "tuitteiro" brasileiro, 86,9% dos usuários confiam na opinião das pessoas no Twitter. "Ser popular não é objetivo de vida, mas conseqüência", logo adiantou o blogueiro e apresentador do programa "CQC" Marcelo Tas. "A bússola que guia minha vida profissional é o prazer e a identificação com as coisas que acredito", completa. Para Tas, a "alma do negócio" na rede está em ouvir o outro lado, ou seja, não basta seguir seus admiradores, é necessário estar ligado no que eles têm a dizer.   Em março deste ano, o 'tuiteiro' teve sua popularidade posta em xeque. Ao atrelar a divulgação do Xtreme, um serviço da Telefônica, aos seus posts no blog e no Twitter, Tas provocou especulações sobre uma possível contaminação no conteúdo em que publica.  Apesar do burburinho causado em torno do caso, a simpatia dos fãs permaneceu inabalada, tanto é que, desde então, o blogueiro ainda figura dentre os cinco usuários mais seguidos do país. "Tomei pancadas porque fui na frente. Foi uma grande vitória pessoal ter conseguido comercializar de forma transparente um veículo tão independente e livre como o Twitter", explicou.  Colega de programa de Marcelo Tas, o repórter Felipe Andreoli, com aproximadamente 154 mil seguidores no Twitter, é atualmente o 17º usuário mais popular do Brasil. Para ele, a popularidade deve vir naturalmente e o diálogo com os seguidores deve ser sincero: "fica muito difícil responder todas as perguntas da galera. Mas tentarei responder pelo menos dez tweets por dia", explica.   Andreoli ainda chama atenção para alguns artifícios que podem "queimar o seu filme". "Se quisesse aumentar meus seguidores, fazia como o Luciano Huck e distribuía telefone, computador, geladeira... Não tenho grana nem patrocinadores pra isso", brincou .

Há quem prefira fazer proveito da sua popularidade no mundo real para divulgar seus movimentos na web. Nascido da amizade entre algumas celebridades da televisão e da música, o grupo autointitulado "Twipiratas" já participou de ações para movimentos políticos como o "#forasarney", que visava protestar contra a permanência de José Sarney na presidência do Senado brasileiro. Participam do coletivo o ator Bruno Gagliasso, o VJ da MTV Felipe Solari, o músico Júnior Lima, o ator e apresentador do "CQC" Marco Luque, e o comediante Rodrigo Scarpa, o "Vesgo", do programa "Pânico". Além do engajamento social, o grupo também promove algumas brincadeiras no site. Em uma delas - que deu início ao movimento -, através de inúmeros "retweets" - jargão para quando uma postagem ganha repercussão na rede -, os "piratas" conseguiram angariar a participação do ator Ashton Kutcher, atualmente o usuários com o maior número de seguidores no mundo.  O VJ Felipe Solari diz não haver nenhum evento em mente para o futuro, mas que esperam por um assunto pertinente. "Vejo os piratas como um grupo de entretenimento com o intuito de mobilizar os seguidores a favor de uma brincadeira ou um desabafo de cidadão", explica. "Tenho uma responsabilidade perante milhares de pessoas que vão ler o que eu posto, não posso desperdiçar ou banalizar essa chance". ( Fonte:UOl.com)

 
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