Blog parado por tempo indeterminado

Vai começar o Campeonato Italiano 2009/2010

20 agosto 2009

O Campeonato Italiano da temporada 2009/2010 começa neste fim de semana com a Inter de Milão, atual tetracampeã, e a Juventus como favoritas ao título.

As duas equipes protagonizam as atenções da imprensa antes mesmo de a bola rolar por conta da discussão entre o português José Mourinho, técnico da Inter, e Marcello Lippi, à frente da seleção italiana.

Ao participar da transmissão do amistoso entre Milan e Juventus, pelo Troféu Berlusconi, vencido pela equipe de Milão nos pênaltis, Lippi afirmou que o time de Turim era o favorito ao título da temporada.

"O campeonato parece terminado antes de começar. É normal que os jornalistas deem sua opinião e digam que a Juventus ganhará o título. É normal que isso seja dito pelos dirigentes e o treinador da Juventus, mas é a primeira vez que vejo um técnico de uma seleção dizer estas coisas", apontou um Mourinho bastante irritado.

Diante de um mercado de contratações pouco movimentado, Inter e Juventus conseguiram se reforçar melhor. O time de Milão já mostrou força ao vencer a Lazio na final da Supercopa da Itália, no Estádio Olímpico de Pequim.

O principal reforço é o atacante camaronês Samuel Eto'o, que chegou na negociação que levou o sueco Zlatan Ibrahimovic ao Barcelona. Um dos melhores na artilharia do último Espanhol, ele tem chances de conquistar a torcida ao lado do argentino Diego Milito, do Genoa.

Outro que deve reforçar a Inter é o meia holandês Wesley Sneijder, sem chances no Real Madrid. Os dois clubes já teriam chegado a um acordo, segundo a imprensa esportiva de Espanha e Itália.

Ficaram também o goleiro Júlio César e o lateral-direito Maicon, da seleção brasileira, e para reforçar a equipe chegaram o meia Thiago Motta, que fez boa campanha pelo Genoa ano passado, e o zagueiro Lúcio, capitão da equipe comandada pelo técnico Dunga.

A estreia dos comandados de Mourinho será domingo contra o Bari, campeão da segunda divisão ano passado e que buscará permanecer na elite.

O meia brasileiro Diego é a grande contratação para o meio-campo da Juventus, que tirou ainda o volante Felipe Melo da Fiorentina. O zagueiro Fabio Cannavaro, ídolo da torcida, também está de volta e promete dividir as atenções com o veterano Alessandro del Piero.

O técnico do time de Turim é Ciro Ferrara, efetivado ao final da última temporada. A estreia é contra o modesto Chievo, que conseguiu se livrar da queda no fim da última temporada ao ficar em 16º.

Comandado pelo ex-jogador brasileiro Leonardo, o Milan chega repleto de desconfiança. A equipe fez má pré-temporada e Ronaldinho Gaúcho segue sem apresentar seu melhor futebol.

Sem Kaká, agora no Real Madrid, Pirlo será o responsável pelas jogadas para Alexandre Pato e o holandês Klaas-Jan Huntelaar, que estava na equipe da capital espanhola. Na renovação da zaga a novidade é Thiago Silva, ex-Fluminense. O inglês David Beckham, que voltou ao Los Angeles Galaxy, retornará em janeiro.

O Milan abre a participação dos chamados clubes grandes no sábado, em visita ao Siena - outro time sem grandes pretensões.

Uma das atrações da primeira rodada é o jogo de domingo entre Genoa e Roma, em Gênova. A manutenção da base foi o trunfo do time da capital italiana. Ficaram o goleiro brasileiro Doni, o zagueiro Juan e o meia Taddei, e as esperanças seguem com o veterano atacante Totti, ídolo da torcida.

Já os donos da casa foram a revelação da última temporada, terminando em quinto lugar, e trouxeram jogadores como o argentino Crespo e Palacio, este último vindo do Boca Juniors. Por outro lado, o goleiro Rubinho foi para o Palermo trocado por Marco Amelia, reserva da seleção italiana.

A Fiorentina, que disputará a fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada, faz o outro jogo de sábado com o Bologna do veterano artilheiro Marco Di Vaio, que colaborou com seus gols para que o time não caísse na temporada passada.

Outros times que merecem atenção e devem lutar por vaga em competições europeias são a Lazio, do brasileiro Matuzalém, e o Napoli, que conta com os gols do argentino Lavezzi e ainda fez outras boas contratações como o lateral colombiano Zúñiga.

A Lazio recebe o Atalanta no Estádio Olímpico de Roma, e o Napoli visita o Palermo. As duas partidas serão no domingo, assim como os jogos Catania-Sampdoria, Livorno-Cagliari (do brasileiro Nenê, artilheiro do último Campeonato Português pelo Nacional) e Udinese-Parma, que completam a rodada.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |